Formas de Certidão .:

» A certidão pode ser extraída das seguintes formas:

1. Em Breve Relatório.: que é a transcrição das principais partes do assento ou documentos arquivados, essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação. A Certidão que você recebeu quando foi registrado(a) pela primeira vez é de Breve Relato.

2. Em Inteiro Teor .: que é a transcrição integral, 'ipsis litteris', isto é, com todos os elementos constantes do livro de registro, reproduzindo-se fielmente todas as informações constantes do livro a que se refira. Muito utilizada para Processos de Cidadania ou assuntos especificos, como por exemplo Retificação de nome.

3. Por Quesitos .: que é a transcrição de partes isoladas do assento ou documentos arquivados questionados pelo interessado; e

4. Negativa .: que é a que certifica a inexistência de um ato, fato ou documento que à parte interessa conhecer e que tenha seus elementos fornecidos pela pessoa interessada.

Haja vista com relação à emissão de certidão em inteiro teor do registro de nascimento, que por força da lei que regula a investigação da paternidade dos filhos havidos fora do casamento, somente em duas condições a serventia registral civil pode emitir certidão nesse molde:

1. Quando comunica à justiça o registro de nascimento somente com a maternidade estabelecida; e

2. Quando lhe é mandado pela autoridade judiciária de sua comarca, mediante sentença proferida em procedimento próprio.

Somente nesses dois casos e em nenhuma outra hipótese poderá a serventia, com relação à certidão de nascimento, emiti-la em inteiro teor.

Já com relação às certidões de casamento e óbito, referentemente à sua emissão em inteiro teor, pode a atividade registrária fazê-lo sem quaisquer restrições.

Está prevista na tabela de emolumentos (entenda-se como tabela de preços) dos serviços notariais e registrais de alguns Estados a possibilidade de se proferir informações diretamente, sem que as mesmas sejam reproduzidas em papel. Isso equivale a certidões verbais, ou seja, não escritas. Trata-se de uma prática bastante incomum, mas não impossível.

(ENTENDA-SE, EM ALGUNS ESTADOS !)

:: E-mails .: Para Informações.: regcivil@litoral.com.br - Para Pesquisas.: registrosantos@yahoo.com.br ::
Cartório Hidalgo - 1º Subdistrito de Registro Civil das Pessoas Naturais de Santos-SP - Telefones (13) 3223-5702 ou (13) 3223-5280
Desenvolvimento .: Sagraz Web Master & Designer